sábado, 2 de março de 2013

[Resenha] Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling

''O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº 4, se orgulham de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem.'' Assim começa a épica série de Harry Potter.

Autora: J.K. Rowling
Páginas: 224
Capítulos: 17
Tradução: Lia Wyler
Ilustrações: Mary Grandpré
Editora: Bloomsbury
Editora brasileira: Rocco

Sinopse:

Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e é levado para  a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrenta, num duelo, o cruel Voldemort.









Minha história com Harry Potter começou á uns 8 ou 9 anos atrás. Eu até o lançamento de Harry Potter e o Enigma Do Príncipe (livro), não sabia que Harry Potter era um livro. Uma vez eu entrei numa livraria com meu pai e vi, a capa esverdeada de Harry Potter 6; Eu implorei pelo livro, falei que ia ler, e na época (como ele estava estreando) era bem caro. Acabou que meu pai comprou e eu não li. Eu era pequeno e não conseguia passar da primeira página.

Por fim, no ano passado (quando eu vi que leitura é muito bom), depois de ver todos os filmes, eu fui ler Harry Potter. Bom no primeiro dia eu li muito depressa, em um dia consegui ler a metade deste livro. E no dia seguinte pela manhã eu terminei. A história é praticamente a mesma do filme, mais o livro como sempre é bem melhor e mais detalhista.

Numa noite, um homem chamado Albus Dumbledore, vai até á rua dos Alfeneiros, lá ele encontra uma gata, na qual se transforma em uma velha bruxa, chamada Minerva McGonagall, os dois conversam sobre á queda de um bruxo das trevas, á qual ninguém pronuncia o nome. Em alguns minutos, uma moto voadora aparece nos céus. É Hagrid, guardião das chaves e das terras de Hogwarts. Ele traz consigo o bebê Harry, cujo os pais foram assassinados por Voldemort e quando o bruxo foi matar o pequeno Harry, o feitiço não funcionou e ele próprio foi destruído. Dumbledore, deixa Harry, junto de um bilhete na porta dos Dursley, que são tios do menino, mais são trouxas.

Dez anos se passam e Harry não sabe nada sobre seu passado, até uma coruja entregar uma carta á ele. Sr. Harry Potter, o armário sobre á escada, rua dos Alfeneiros número 4, essa carta diz que ele é um bruxo e tem uma vaga na Escola de Hogwarts. Depois de alguns acontecimentos Harry vai para Londres com Hagrid, comprar seu material bruxo. Depois Harry volta á casa dos tios, passa alguns dias lá, até a partida do expresso de Hogwarts, na Plataforma nesse trem, Harry conhece Ronald Weasley, um menino bruxo, cuja família toda pertence á casa da Grifinória. Harry, fica amigo de Ron, e assim começa seu ano letivo em Hogwarts, ao chegar lá, os alunos do primeiro ano, são selecionados para suas casas (Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina), através de um chapéu pontudo falante.

Depois de Harry e Ron serem selecionados para a Grifinória, o banquete começa. No dia seguinte começam as aulas e o livro fica muito divertido. No dia-das-bruxas, Harry e Ron, fazem amizade com Hermione, que é uma completa bruxa-nerd. É Leviosá e não LeviosÁ.. Assim começam as aventuras, Harry é escolhido como apanhador do time de quadribol, de sua casa, mais no primeiro jogo, Harry quase cai da vassoura, pois o professor de Poções, Severus Snape, fica azarando á vassoura.

Os três bruxos, arrumam muitas confusões em Hogwarts, conhecem fofo, um grande cão de três cabeças, que está guardando alguma coisa. Harry e Hermione, visitam á floresta negra, com Hagrid. Descobrem que alguém está matando unicórnios e bebendo o sangue dos animais.

No fim do ano letivo, Harry e seus amigos resolvem descer o alçapão que fofo guarda e tentar salvar um objeto das mãos de Snape. Mas estavam bem enganados.

O FILME

Acho a adaptação mais  fiel ao livro, mais sempre as melhores cenas do livro são retiradas da adaptação, a trilha sonora desse primeiro filme é a melhor, aliás ele é o melhor, tem um ar infantil e isso me faz lembrar, a minha infância maravilhosa que eu tive, graças á J.K. Rowling.   



                                          EM BREVE: Mais resenhas de Harry Potter!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário