sábado, 2 de março de 2013

[Resenha] O Hobbit, J.R.R. Tolkien

''Numa toca no chão vivia um Hobbit...''

Autor: J.R.R. Tolkien
Páginas: 351 - Pocket (Inglês)
Capítulos: XIX
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves
Ilustrações: J.R.R. Tolkien
Editora: Harper Collins
Editora brasileira: Martins Fontes

Bom, esse foi o primeiro livro de Tolkien, ele conta a história de Bilbo que sai numa aventura com Gandalf e treze anões, para além das montanhas, muito a leste... O destino é Erebor.

Um belo dia, comum, na vila dos Hobbits, Bilbo está fumando seu cachimbo e fazendo anéis de fumaça, quando derrepente aparece Gandalf, o cinzento. Pergunta ao Hobbit se ele quer ir junto do mago numa aventura. Não, respondeu Bilbo e completa: Aventuras atrasam o jantar.

Mas depois convida o mago, para no dia seguinte ir em sua toca, tomar chá. Gandalf, deixa uma marca na porta do Hobbit, sem que ele saiba.
No dia seguinte quando alguém bate a porta, Bilbo pensa que é Gandalf, mais não é ele, e sim um anão, e ele começa pedir comida, cerveja, pão e etc... depois começam a chegar vários anões, até chegar o mago. Um dos anões, o líder, Thorin escudo-de-carvalho, conta a história de sua terra natal, A montanha solitária. Os anões viviam lá, tinham um grande tesouro, mais os dragões na mitologia Tolkeriana, são atraídos por ouro e riquezas. Smaug, um grande dragão vermelho invadiu a montanha e expulsou os anões.

Gandalf e os anões precisam de Bilbo, pois ele é pequeno e seu cheiro é desconhecido pelo dragão. Então ele pode entrar na montanha e matar o dragão. A aventura começa e logo no inicio do trajeto, a comitiva é surpreendida por trolls e Gandalf sumiu. o.o

Mas o Mago reaparece e com seus poderes, ele faz a voz dos trolls, causando briga entre as criaturas, eles brigam tanto tempo, que a noite acaba e o sol aparece, transformando os três em pedra. Bilbo, um pouco tempo antes dos trolls virarem pedra, ele pegou uma chave no bolso de um dos trolls.

A aventura continua e os perigos também, depois de um breve descanso em Valfenda, a comitiva cai nas profundezas das Montanhas Sombrias. Bilbo se perde da comitiva e cai na caverna de Gollum onde encontra o Anel de Poder.

Depois das montanhas, partem para a casa de Beorn, onde eles tem um outro descanso, mais quando partem Gandalf não vai mais com a comitiva. Eles partem para a floresta das trevas, onde encontram aranhas gigantes, Bilbo é o único que não é preso nas teias e com sua espada ele mata as aranhas, assim dá o nome á espada. Ferroada. Os anões são pegos por elfos e são presos, mais uma vez o herói Bilbo ajuda-os e eles fogem dentro de barris.

Finalmente chegam á Erebor. E a história fica muito melhor do que já estava. Posso dizer que o final da história foi uma grande surpresa, até meu coração doeu. O fim me deixou triste, pois eu li o livro, sempre com o pensamento de que ia acontecer, aquilo que eu queria e não aconteceu. Se eu falar o quê é vai ser um grande Spoiler, por isso não vou falar. Obrigado por ler a resenha.

Anões:
Thorin, Oin, Glóin, Dori, Nori, Ori, Bifur, Bofur, Bombur, Dwalin, Balin, Kili e Fili.

Nenhum comentário:

Postar um comentário